terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Na véspera de natal eu ganhei netinhos

      Dia 24/12/2013, hoje na véspera de natal ganhei 10 netinhos, o parto começou por volta das 14:00 horas e terminou as 18:00 horas, meus filhotes ganharam filhotes. São 10 filhotes de hamster anão russo, pérola com safira, ainda não da para saber quais serão branquinhos e quais serão azuizinhos.








    Durante o parto a mãe Hamster ficou exausta, ela teve que descansar várias vezes entre um parto e outro, em alguns momentos ela nem percebeu quando o bebê nasceu, eu tive que cortar o cordão de alguns bebês pois ela não havia notado que o bebê nasceu e simplesmente deixou alguns bebês pendurados no cordão e saiu andando, ela parece ter perdido a consciência algumas vezes pois simplesmente dormia em qualquer lugar e em qualquer situação (inclusive durante o nascimento de alguns bebês), nos casos quando eu tive que cortar os cordões, eu usei uma tesoura comum (desinfetada), eu procurei não tocar nos bebês com a mão para evitar a rejeição da mãe Hamster, usei uma pinça metálica desinfetada e uma colher para mover os bebês, esse é o primeiro parto dela, não sei se todos os bebês irão sobreviver pois agora são 21:15 e ela ainda  não entendeu que tem que amamentar os bebês.

      Os bebês nasceram com cerca de 2,5cm e mais ou menos 2 gramas de peso todos aparentemente saudáveis.
      O macho (pai dos bebês) parece entender que são seus filhotes, ele os trata da mesma maneira que a mãe hamster e parece que ele sabe que tem que proteger a sua cria, ele tentou me morder quando eu coloquei a mão perto dos filhotes. Pela informação que eu tenho, o macho deve ser separado da cria no dia do parto porque ele tende a matar os bebês mas não sei se isso é característico do hamster sírio, no caso do anão russo essa informação parece estar errada, mas para não criar novos bebês, o macho será separado da fêmea hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário